segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Ed. Compacta. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

O Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
O CO está relacionado com as acções das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
O CO também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipas e conflito e, nesse sentido, basea-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.
Por outro lado, um dos desafios do CO é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficias do CO, como as estratégias adoptadas pela organização, a fixação de objectivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos adoptados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada Existem também aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interacções informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.

CARACTERÍSTICAS DO CO

O CO apresenta características próprias e marcantes. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações. As principais características, segundo Chiavenato (p. 8), são:

- é uma disciplina científica aplicada. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização;
- adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas. O CO utiliza a bordagem situacional, já que não existe uma única e exclusiva maneira de lidar com as organizações e com as pessoas. Tudo depende das circunstâncias, e nada fixo ou imutável;
- utiliza métodos científicos. Desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações. Os fundamentos do CO se baseiam em uma metodologia científica de pesquisa sistemática;
- ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. As organizações são entidades sociais, pois são constituídas de pessoas. O objectivo básico do CO é ajudar as pessoas e organizações a se entenderem cada vez melhor. De um lado, o CO é fundamental para os administradores que dirigem organizações ou unidades delas, assim como é indispensável para toda e qualquer pessoa que pretenda ser bem sucedida na sua actividade com as organizações, dentro ou fora delas.

O CO recebe contribuições de várias ciências comportamentais como:
- ciências políticas: com conceitos sobre poder, conflito e política organizacional;
- antropologia: com conceitos sobre cultura organizacional, análise cultural, valores e atitudes;
- psicologia: com conceitos sobre diferenças individuais, personalidade, sensação, motivação, aprendizagem;
- psicologia social: com conceitos sobre grupo, dinâmica de grupo, interacção, liderança, comunicação, atitudes, tomada de decisão grupal;
- sociologia: com status, prestígio, poder e conflito etc;
- sociologia organizacional: com teoria organizacional, dinâmica organizacional.

O CO está intimamente relacionado com vários campos de estudo, como a teoria das Organizações, o desenvolvimento organizacional e a gestão de pessoas ou administração de recursos humanos.

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