segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PRINCÍPIOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PRINCÍPIOS

Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios
Autor: Karla Sampaio (20/05/2007)

1. Importância das organizações no mundo moderno - as organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

2. Conceito de CO - comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

3. Propósitos - as finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4. Características identificadas:
* elemento de importância crescente na formação do administrador (visão da administração como processo: estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais);
* uma ciência aplicada;
* engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas;
* representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento;
* abordagem integrativa: combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais);
* voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional;
* preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.

5. Variáveis - as principais variáveis são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

6. Principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos:
* aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa (gestão da qualidade: satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais);
* melhoria das habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc;
* administrando a diversidade da força de trabalho: um dos desafios mais importantes e abrangentes. Diz respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais;
* respondendo à globalização: aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas (qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura);
* fortalecendo as pessoas: emporwement - fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas;
* estimulando a inovação e a mudança: organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo;* lidando com a “temporariedade”: os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, o estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela;
* ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional: atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. teletrabalho, maior flexibilidade para q possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais. Comportamento organizacional concede diversas sugestões para orientar o planejamento de ambientes de trabalho q ajudem o administrador a enfrentar esses conflitos;
* declínio da lealdade dos funcionários: terceirização, alterações na remuneração,entre outros contribuíram para reduzir a lealdade dos funcionários;
* desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das orgs;
* melhorar o comportamento ético: criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambigüidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário